quinta-feira, 31 de julho de 2008

Spider! Spider! SPIDER!

Como trabalho final da disciplina de ilustração II, estive trabalhando com a turma do 7º Semestre noturno de Design Gráfico da Univille em uma atividade relacionada a produção de cartazes e adequação de estilo à diferentes propostas.

Seriam produzidos 2 cartazes para um mesmo filme: o primeiro cartaz nos moldes convencionais de hollywood e o segundo seguindo a tradição estética polonesa (leia o post sobre os cartazes poloneses para o cinema americano). Para tanto, os estudantes pesquisaram e observaram as duas abordagens e seguir a produziram um relatório com suas constatações.

A partir dai foi a apresentado filme-tema para o projeto: a produção fictícia "Italian Spiderman", uma paródia competente feita a em formato de Trailer por estudantes de cinema australianos. A bricandeira cresceu e ganhou varios episodios. Confira o primeiro trailer abaixo:



Site oficial da Alguro, Produtora de Italian Spiderman
Episodios em Italianês, legendados em inglês.

Para a produção das versões polonesa e hollywoodiana do cartaz de Italian Spiderman os alunos deveriam empregar várias tecnicas aprendidas durante o curso bem como dentro disciplina de Ilustração. Devido à escassês de imagens em alta resolução sobre o tema, os estudantes foram estimulados a produzir imagens seja por fotografia, pintura digital sobre foto ou qualquer outra técnica que se pensassem ser adequada.

E vamos aos resultados. Os cartazes poloneses estão a esquerda e hollywoodianos à direita. Participe da nossa enquete virtual para escolher o melhor cartaz por categoria. Opine, comente, pergunte! Esta exposição está instalada tambem no corredor do Departamento de Design da Univille.


ALESSANDRA


ANA


ANDERSON


CACO


WAGNER


DANIEL


ELIEZER


FABIANO


FELIPE (vencedor na opinião do publico, em ambas as catergorias com 30% dos votos)


HELOISA


LUIDMILA


MARCELO


MARIANA


MICHELE


MÔNICA


PATRÍCIA


PENÉLOPE


TAYANE

7 comentários:

. disse...

Excelente tema de trabalho, um trabalho aparente simples mas que envolve uma pesquisa bem legal.


Destaque pra Penélope (cadê o outro dela?), pra Mariana e pro Felipe.


Capriiiicha bixo.

Luis Eduardo disse...

vota la dedê!

Renata Moura disse...

Adorei o tema do projeto!
Deve ter sido gostoso trabalhar com ele!!!

Os cartazes de Hollywood estão muito bonitos! Pena que por falta de ter imgs em alta eles acabaram não ficando tão Hollywoodianos... Pior que Hollywood é quase 100% foto! Destaco a ilustração do Felipe, está linda!
Amei a proposta de da Mariana, parabéns!!

Os cartazes Poloneses estão bonitos também! Gostei de ver a diversidade de propostas e parabéns pela proximidade ao tema! Fiquei na dúvida entre os seguintes: Caco, Eliezer, Felipe e Penélope. Votei na do Felipe porque, na minha visão, tem mais os detalhes que os Poloneses usam: pintura feita à mão, texturas e irregularidades.

PARABÉNS!!! Abraço

Renata Moura disse...

Ah, tem uma banca de revista no Centro de Curitiba (calçadão da rua XV) que expõe e vende cartazes Poloneses! :)

JULIANA FLORIANO disse...

Muito bacana o trabalho Rapha! E os resultados também, fiquei em dúvida no momento de votar. Destaco entre os poloneses as propostas do Anderson e da Michele que estão caricatos e com cores chapadas e vibrantes. Entre os hollywoodianos ficou mais difícil ainda, gostei das propostas do Caco, Fabiano, Felipe, Luidmila e Michele. Meus votos foram para o Anderson e Luidmila respectivamente. Parabéns a todos!!!

MODAnaMUSICA disse...

Legal prof!

Nossos cartazes ficaram melhores até do que os do próprio filme (www.myspace.com/theitalianspiderman)...heheeheh.

Abraços e valeu pelo trabalho: gostei muito de tê-lo feito.

Até uma próxima!!!!
Monica

Marcelo Borchardt disse...

Prof. Schmitz dando motivação às aulas. Muito bacana o tema e a idéia do trabalho! Eu já fui um projeto de filatelista e nos selos russos e poloneses se percebe bastante esse gosto deles pelos traços retos, em perspectiva e pelo contraste dos vermelhos e do branco. Abraço!
PS.: Os cartazes da Mariana deveriam ter ganhado do Homer :-)