quarta-feira, 30 de julho de 2008

"Minha vingança será malígna!"...

...já dizia Bento Carneiro – o Vampiro Brasileiro, infâme personagem de Chico Anísio nas noites de quarta, depois da novela.

E Quem ja não se vingou de alguem? ou pelo menos ja teve vontade de se vingar ou ainda, mais patéticamente, ja não teve vontade de ter motivo pra se vingar?

Ao contrario do Bento Carneiro que, pra se vingar, só fazia cuspir no chão e maldizer os outros, tem outros personagens que realmente têm a manha da vingança. Por isso, cá estou eu novamente para dar uma dica de cinema, mais especificamente para indicar uma grande trinca de filmes cujo tema, ja deu pra perceber, não poderia ser outro: VINGANÇA!!

Esses filmes, aos quais me refiro, são conhecidos como a Trilogia da Vingança do diretor sul-coreano Park Chan-Wook. Sem saber disso, assistí a dois desses filmes de forma isolada e percebi ambos eram muito decentes e parecidíssimos em narrativa, ritmo e fotografia, mas só depois fui instruido de que se tratava do mesmo diretor (tá, eu sou desatento) e que havia mais um do mesmo estilo, então tratei logo de assistir.

Bom, como de costume não vou fazer resenhas, o intuito aquí é apenas indicar. Me atenho a dizer que nos 3 filmes temos uma boa história, violência, personagens inusitadas e até algumas risadas se vc tiver um pouco de sendo de humor, isso tudo mostrado numa narrativa fora do comum. Tudo que Raphael Schmitz precisa pra anestesiar temporariamente o tédio e os pensamentos caóticos.


A trilogia da vingaça, em ordem de lançamento.

O primeiro deles é Sympathy for Mr. Vengeance de 2002. A trama envolve otários bem intencionados, trafico de orgãos, sequestro e fatalidades. No elenco está o ator Park Gang du que posteriormente participaria de The Host (outra pérola!!). MrV é um bom filme, porém o mais fraco dos três.

O segundo muita gente ja conhece, se chama Oldboy (2003). Prisões domiciliares, dupla vingança, safadezas, pancadaria, destruição e maus tratos para com inocentes moluscos!

O ultimo deles, e o melhor dos três na minha opinião, é Lady Vengeance. Descrevo esse filme como um Amelie Polin Heavy Metal com estratagemas elaboradíssimos, uma verdadeira aula de vingança!

Recomenda-se assistir na ordem de lançamento (qualidade crescente) com uma saca de seu salgadinho predileto e bebidas à gosto.

É, minha gente, vingança pode parecer bom, mas como ja dizia meu velho amigo sem-teto Chaves: "a vingança nunca é plena. Mata a alma e a envenena". Mas não seria o veneno antes, Chaves?


O vingativo Bento carneiro e o comparsa Calunga desprezando os conselhos de Chaves.

Um comentário:

Anônimo disse...

old Boy eh muito bom!

Fernando