sábado, 16 de fevereiro de 2008

Sweeney Todd - O musical Demoníaco

Odeio Musicais. Odeio mesmo, de coração. Musicais são um tipo de forçação de barra idealizada por atores e diretores que nunca deveria ter saido do teatro. Algo que, à princípio, deve ter sido tolerado por osmose pelo público - talvez por falta de algum tipo repulsa mais enfática - e hoje tem seu lugarzinho na indústria cinematográfica mas que (cá entre nós) ninguém gosta de fato. Musicais são o tipo de coisa que só agrada "gente próxima" ou "do meio": pessoal de artes cênicas, aspirantes a atores, diretores e por ai vai. É igual prédio velho: para as pessoas sensatas é um troço feio inútil, quando não um incômodo pra sociedade, mas pro historiador, que é o cara "do meio", pra ele é patrimônio histórico.

Enfim não gosto mesmo.

Por outro lado, adoro as coisas do Tim Burton, os temas macabros, a estética dark e as histórias de violência, assim como sempre gostei do trabalho do Johnny Depp.

Ignorando o fato de tratar-se de um musical, comecei a assistir Sweeny Todd muito contente esperando por altas doses de divertimento e deleite, até que a primeira fala do filme começa a ser cantarolada...

"Não, não é possivel. Musical?! Eu teria escutado algo a respeito, burro ignorante! Não pode, não pode..." Pode. Que desânimo, que sensação ruim, que troço desagradavel. Tive esperança de que fosse apenas um prelúdio pra introduzir a historia mais rápido, seilá, afinal quando você canta uma musiquinha não tem que trabalhar diálogos críveis que revelem o contexto gradativamente, você so canta tudo pra alguém e quem tá ouvindo entende. Talvez precisassem adiantar essa introdução pra sobrar mais tempo para as gargantas cortadas. Nada disso. Era musical mesmo e pronto. Me conformei e fui em frente.

Não sei foi o fato de eu ter uma queda por atmosféras macabras ou talvez por eu ser também uma pessoa "do meio" quando se fala de homicidas com navalhas, de ambientes soturnos e de dar carne humana de comer aos desavisados mas, passada a primeira meia hora, o filme consegue realmente se sobrepor às cantorias.

Sweenie Todd é tudo que se espera de um filme de Tim Burton: produção impecável, humor negro, consistência, uma boa história, cores dessaturadas e, neste caso, bastante sangue vermelho-tinta-gouache.

Continuo não gostando de musicais mas Sweenie Todd, apesar das cantorias, é um otimo filme. Lamento que não se tenha feito uma adaptação "em prosa" do texto que só teve a perder com isso porém não a ponto de se tornar imprestável.

Mas afinal, alguém gosta de musicais??

6 comentários:

MODAnaMUSICA.com disse...

Olá prof! Sou sua aluna do 7° semestre. Vim aqui ver a lista sobre Design pro trabalho e me deparei com seu texto/crítica sobre este filme e fui "obrigad" a postar aqui...eheheh.

Eu vi o trailler do mesmo no cimena e quando vi q era mais uma parceria do Burton com o Depp já fiquei entusiasmada e quando vi o Depp cantando eu quase pulei da poltrona...hehehehe.

Estou postando aqui, pq ao contrário de vc, gosto muito de musicais. \o/

E não vejo a hora de assistir este filme, aliás já está no cinema? Estou meio por fora!

Como vc adoro o clima dark, obscuro do Burton....e pelo fato de ser musical, acho que vou gostar mais ainda...hehehehe...

Assim que assistir, posto minhas impressões sobre o filme. ;)
Abraços prof...e um ótimo semestre pra nós.
Até!

Daisy disse...

Eu tb odeio musicais. Mas adoro Burton+Deep. Então, tomara que eu tenha a mesma impressão que vc sobre o filme. Que por sinal, será uma benção se entrar em cartaz em Joinville. Ô terrinha das novidades...
Bjo.

Aline disse...

Raphaaaaaa!! Não acredito que não conhecia o seu blog!! Ameii, de verdade! Promete que vc vai postar muitas críticas cinematográficas pra deixar a sua amiga aqui feliz?
Tô curiosa pra ver Sweeney Todd e também não curto musicais, até tentei buscar algum na minha memória que eu tenha gostado, mas infelizmente não encontrei, quem sabe Sweeney Todd vai ser o primeiro!
Beijão
Aline

Fernanda disse...

RAPHA FEIOSOOOO!
Como você não tinha me passado esse endereço antes? (quem lê isso pensa que a gente se fala toda a semana... quando foi a última vez mesmo?)
Bom, não odeio musicais, alguns até gosto (bastante, rs...)
Adoro a duplinha que todos os posts já citaram, tô louca pra ver o filme, ainda mais com essa "crítica positiva" sobre um musical vinda de alguém que detesta o gênero. Amigo, adorei tudo no seu blog, vou virar frequentadora assídu, asism aproveito pra matar a saudade. Beijão prof!Rtz.

Vinicius disse...

O quêêêêêê????????
Raphael Schmitz elogiando musicais??
não acredito!! aeaheuaheauieha

Não assisti ainda, também não sou muito fã de musicais (não os odeio com todas as minhas forças como você, apenas não costumo assistir :P)
Mas como você mesmo disse, Burton + Deep merecem uma chance.

Depois de assistir eu posto mais por aqui

Abraços

Anônimo disse...

foram os 3 minutos mais mal gastos do meu final de semana, dando um preview nesse filme, e demoniaco mesmo! Vi por acado o comentario aqui.
o casamento, ughhhh.. que era aquilo! melhor nem comentar!
abraço!