segunda-feira, 24 de março de 2008

Event Horizon e Sunshine

Dose dupla de diversão intrigantemente quase igual!

Já perceberam que as produtoras de cinema vez ou outra entram numa de "modinha", lançando filmes gêmeos com o mesmo tema na mesma época? Acontece frequentemente, geralmente com uma boa produção seguida de uma outra não tão boa ou vice-versa. Eu já vi, ele já viu, vc já viu e se não lembra eu te ajudo, saca só:

• sob a premissa "vulcões ativos em áreas urbanas" tem o Volcano e o Inferno de Dante
• no lema "vamos mandar uma nave pra explodir o meteoro que vai dizimar a vida na terra" vimos, em 1998, Impacto Profundo e Armageddon;
• indo pra marte (e tomara que fiquem por lá) temos Planeta Vermelho e Missão Marte ambos de 2000.
• e com o tema "animação de peixinho" temos Procurando Nemo de 2003 (ótimo) versus o terrível e hipercromático Espanta tubarões de 2004. (As animações são as mais escancaradas: temos também filmes aos pares na onda "pinguim" e "bichinhos fora do seu lugar")

E por aí vai. São filmezinhos pipoca univitelinos que, às vezes valem o ingresso e tudo, às vezes não.

Mas gostaria mesmo de falar a respeito e indicar um outro par de gêmeos um pouco diferente, desta vez com 10 anos de diferença entre os irmãos e que ao contrario dos exemplos que citei acima, pouca gente ouviu falar deles.

A primeira vez que ouvi falar de Event Horizon (Enigma do Horizonte no Brasil ¬_¬") foi por indicação do meu irmão, Apoená, ja faz alguns anos. O filme é de 1997 e consegui locar em VHS (aquelas fitas grandes pra videocassete, lembra?) talvez um ou dois anos depois. O filme trata de uma nave, a Event Horizon, que é capaz de criar dobras no espaço-tempo para viajar grandes distâncias no universo instantâneamente, ou seja, é uma nave movida a buracos-negros (daí o nome da nave e do filme). Acontece que essa nave desaparece logo na sua primeira missão de teste sem deixar nenhum rastro. Depois de alguns anos é descoberto que a nave reaparecera lá pros lados de plutão mas sem sinais de comunicação com a tripulação. Por onde a Event Horizon andou, o que aconteceu com ela e onde está a tripulação é o que os tripulantes da missão de resgate têm que descobrir e vocês também, pq não digo mais uma palavra com excessão que o filme é um thriller de suspense e horror dos bons.

Dez anos depois, por indicação do top 10 do site http://www.eatmybrains.com/ me deparo com o filme Sunshine (Alerta Solar no Brasil) de 2007.

Fiquei intrigado com a sinópse que ja remetia a Event Horizon me deixando com um pé atrás e, posteriormente ainda mais desanimado quando um amigo me falou muito mal do filme. Resolvi assistir confiando nas referências do site e tive uma ótima e estranha surpresa: apesar de os dois filmes serem idênticos, Sunshine é tão bom quanto ou melhor que Horizon! Apenas troque a missão de resgate por uma Missão para salvar o Sol após a falha da primeira tentativa. Os filmes têm cenas parecidas, problemas parecidos e vilões beeeem parecidos mas, apesar disso tudo, a experiencia não é prejudicada, não importa qual dos filmes vc ver primeiro.

Event horizon conta com Lawrence Fishbourne no elenco e é um pouco mais voltado pro horror visual do desconhecido, enquando que Sunshine, dirigido por Dany Boyle, aborda mais o horror psicológico interior.

Se você gosta de ficção cientifica bem feita, suspense, tensão e, é claro, um pouco de horror, vá até a locadora ou programa P2P mais proximo e dê uma chance pra essas duas histórias (ou seria uma só?).

Já viu algum dos filmes? Conhece algum outro caso de semelhança cinematografica? Quer recomendar alguma coisa? Comentaê!


5 comentários:

Anônimo disse...

Eh melhor que "pequena MIss Sunshine"??
entaum tah valendo...
hehe
faloow

Fernando

Anônimo disse...

pega o hospedeiro

http://www.omelete.com.br/cine/100005632/O_Hospedeiro.aspx

bem bom

Elcio Ribeiro disse...

Tudo bem vamos apoiar a iniciativa de mais um filme "missão salve nosso planeta".
Agora esse atorzinhu afetado, sofrido, de olhar baixo e cara de jovenzinho magoado ai já é demais.
O filme quer retratar uma missão do homem ao sol ou do carinha ao show do polegar?
Sem contar as discussões totalmente amadoras relacionadas as situações de emergência, ai quem vai, quem sabe mais, quem é o mais importante para a tripulação...
E o outro que se mata? O que é aquilo? Meu Deus se o planeta um dia precisar de uma tripulação daquela para nos salvar que deixe o sol queimar e mande o sofridinhu para uma missão em marte. (UITE)

Raphael Schmitz disse...

Este aí de cima é o meu amigo que falou mal do Sunshine, citado na postagem hehehehe

tellus comunicação disse...

o elcio é o mais mala que dá né! ehehe

Não vi o filme ainda professor, mas como o elcio falou, mtos filmes como estes sempre são recrutados os "heróis" mais complicados e bizarros que existem. Este é problema, acho que muitos diretores apostam no desenrolar da histórias dos personagens, do que na história do objetivo da "missão" do filme.
Particularmente, prefiro um roteiro bem bolado, com uma história toda lincadinha, a um elenco de atores famosinhos encenando personagens polêmicos.

Se este não é o caso do sunshine, Boa pedida então!!

E ah, eu gostei de pequena miss sunshine. oO

Jana